15 de março de 2014

Ministério entrega lancha para o combate à pesca ilegal

imagem 60peq
Repasse à Marinha foi realizado pelo ministro Marcelo Crivella em Macaé, na noite de segunda-feira (10)

O combate à pesca ilegal ganhou  em Macaé (RJ), mais um importante aliado. O Ministério da Pesca e Aquicultura cedeu à Capitania dos Portos da Marinha do Brasil a Lancha Patrulha Seap-27, que será usada em operações de fiscalização no litoral do Rio de Janeiro. O equipamento foi repassado ao delegado da Capitania dos Portos, Luis Fernando Flammarion, pelo ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella. A solenidade contou com a presença do comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Júlio Soares Moreira Pinto.

“Estamos trabalhando para coibir e acabar com a pesca ilegal em nosso País e essa lancha terá papel fundamental nas operações de fiscalização aqui na região”, destacou o ministro. Segundo ele o equipamento se integrará ao Programa Nacional de Combate à Pesca Ilegal, lançado no ano passado e com apoio da Marinha e dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente e Agricultura, além dos órgãos de defesa ambiental dos Estados e o Ibama.

O comandante geral da Marinha, Júlio Soares Moreira Pinto, destacou a importância do novo equipamento para ações durante o período de defeso e na fiscalização de embarcações ligadas ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) - outra ação conjunta entre a Marinha e o Ministério da Pesca. “A parceria entre o ministério e a Marinha tem resultados expressivos no combate à pesca ilegal, que é prejudicial à atividade pesqueira regular e ao Brasil”, avaliou.

Com a nova lancha, a Capitania dos Portos em Macaé passa a contar com 10 equipamentos para as operações de fiscalização. A meta agora é ampliar as operações na região, onde já são abordadas cerca de 10 embarcações por dia.
fonte:MPA

Nenhum comentário: