15 de março de 2014

Seminário debate potencial e avanços da pesca e da aquicultura

Inscritos
Nesta quinta-feira (13) foi realizado em Brasília o Seminário Nacional “Pescado Brasileiro – Um grande negócio”.

A abertura do evento foi prestigiada pelo ministro Marcello Crivella, que destacou as potencialidades do País para a pesca e a aquicultura. Também compareceu o secretário executivo do MPA, Átila Maia.

Em sua palestra no seminário, a Secretária Nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, destacou que metade do pescado consumido no planeta, inclusive no Brasil, já é proveniente de cultivos.

Ela falou sobre a importância econômica do pescado, responsável por 60% das exportações mundiais de proteína animal. Em comparação, bovinos, aves e suínos respondem, respectivamente, por 19%, 11% e 10% do total transacionado entre os países.

Maria Fernanda disse que o Brasil tem condições de se tornar um grande produtor de pescado, já que possui para o desenvolvimento da atividade mais de 250 reservatórios de hidrelétrica e um litoral de 8 mil Km de extensão.

Segundo ela, a FAO estima que o mundo demande mais 50 milhões de toneladas de pescado por ano até 2030. Desse total, o Brasil tem condições de ofertar até 20 milhões de toneladas anuais.

A aquicultura nacional cresce de forma expressiva. Apenas entre 2007 e 2009 aumentou a produção em 43,8%. O consumo de pescado também está aquecido: atualmente os brasileiros consomem em média 14,5 quilos por habitante/ano, mais do que o dobro de uma década atrás.

Da programação do seminário constaram palestras de outros dois secretários: Flávio Bezerra da Silva (Pesca) e Eloy Araújo (Infraestrutura e Fomento). O diretor do MPA Mutsuo Asano Filho explanou sobre pesca industrial e sobre o Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal, em andamento, que conta com a participação de diversos ministérios e órgãos públicos.

Nenhum comentário: