A escolha do tema pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.
Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE).
Em 2012, houve um acréscimo de 3,972MW na capacidade total do sistema de produção de energia elétrica instalada no Brasil, sendo 1.843MW referentes à geração hidroelétrica, incluindo as UHE, PCH e CGH. O grande destaque na matriz energética brasileira fica a cargo da geração hidroelétrica, que representa 70% de toda capacidade instalada.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano. Então, desde 1993, as celebrações ao redor do globo acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. Neste ano, o tema escolhido foi “Água e Energia”. Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado em 22 de março.
Em anos anteriores, a Organização das Nações Unidas colocou em discussão temas, como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, “Saneamento” e “Cooperação pela Água”.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário