27 de agosto de 2017

Com ajuda de pescadores, biólogos conseguem soltar baleia encalhada na Baía de Sepetiba

A baleia jubarte, que pesa cerca de 20 toneladas, que estava encalhada na localidade do Saco do Pompeba, perto da Restinga de Marambaia, na Baía de Sepetiba, foi solta no fim da tarde de sábado por uma equipe de biólogos e pescadores da região. Mais de 30 pessoas participaram dos trabalhos para liberar o animal, que estava encalhado desde a tarde de quinta-feira na região.

De acordo com a bióloga Kátia Silva, do Instituto Boto Cinza, o animal ainda não conseguiu voltar para o mar aberto, e continua circulando neste domingo pela Baía de Sepetiba. Por isso, equipes fazem uma espécie de cinturão com embarcações para impedir que ela volte para a praia ou para um banco de areia. Eles ainda tentam evitar a aproximação de turistas curiosos do animal.

– Quando a gente conseguiu desvirar a baleia, o barco do setor de lanchas da Vale conseguiu rebocar somente 4 milhas, ainda dentro da Baía de Sepetiba, antes de ela se desvencilhar da corda. A gente abortou a missão e ela continuou nadando lentamente – explicou a bióloga.

Segundo ela, mais de 30 pescadores da região da Marambaia fizeram um verdadeiro multirão para ajuda, com barcos, cordas e até suprimentos para a equipe que fazia o resgate. Ainda de acordo com a bióloga, a Marinha, os bombeiros e barcos do setor de rebocagem da Vale também ajudaram no trabalho.

A baleia estava desde a tarde da quinta-feira presa no local. Ela chegou a desencalhar na madrugada de sexta-feira, mas voltou a encalhar durante a manhã, com a maré baixa.

De acordo com o biólogo Leonardo Flach, nesse período, as jubartes que foram se reproduzir em Abrolhos descem para se alimentar na Antártica. Como elas vão margeando a costa brasileira, acontecem alguns encalhes ocasionais.

No sábado, mais uma baleia apareceu encalhada na costa do Rio de Janeiro. O terceiro animal, que também seria da espécie jubarte, está na Praia do Sul, que fica na Vila do Aventureiro, no sudoeste da Ilha Grande, na Costa Verde. Uma equipe do Inea acompanha a tentativa de resgate. Biólogos da Uerj também acompanham os trabalhos de resgate, e os bombeiros foram chamados para ajudar.

Na quinta-feira, após passar 24 horas presa na Praia Rasa, em Búzios, uma jubarte conseguiu voltar ao mar após uma grande mobilização popular. O animal, que pesa cerca de 28 toneladas, e mede 13 metros, retornou para a água com a ajuda de uma retroescavadeira e de cordas puxadas por três barcos de pescadores, numa operação que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA), do Departamento de Oceanografia da Uerj.

Na Bahia, uma outra baleia que encalhou não teve o mesmo destino. Após ser salvo de um encalha na cidade de Prado, um filhote de jubarte foi encontrado morto. Ele estava debilitado, e teria se afogado.

O Globo/BG.

Nenhum comentário: