18 de março de 2017

Vazão de 4,5 metros cúbicos por segundo no São Francisco

O Ministério da Integração Nacional respondeu no final da tarde desta sexta-feira (17) a questionamentos feitos pelo Ministério Público Federal, na Paraíba, encaminhados por meio da Procuradoria da República no município de Monteiro. O Ministério da Integração confirmou a vazão atual de 2 metros cúbicos na Paraíba, noticiados na manhã desta sexta-feira pelo Portal ClickPB, mas a previsão é aumentar para 4,5m³/s até segunda-feira.
O MPF-PB oficiou no dia 14 a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional para que informasse a vazão da água da transposição do rio São Francisco no estado. O prazo dado foi de até 72 horas para manifestação, prazo que termina hoje.
De acordo com o Ministério da Integração, “o Projeto São Francisco está em fase de testes e tem disponibilizado uma vazão de 2m³/s no leito do rio Paraíba, em Monteiro (PB). Assim que for concluído o processo de enchimento dos dois reservatórios (Campos e Barro Branco), que estão localizados após a EBV-6, será possível fornecer imediatamente 4,5 m³/s no manancial, que já poderá ocorrer até a próxima segunda-feira (20)”.
Ainda segundo o órgão, a expectativa é de que seja entregue 9m³/s, assim que os dois conjuntos de motobombas estiverem funcionando simultaneamente.

*O Xerife.

Nenhum comentário: