5 de junho de 2015

Helder Barbalho divulga pesca brasileira na Europa

Ministro da Pesca e Aquicultura viaja a Portugal e Itália para divulgar potencial econômico do setor

Brasília- O Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, inicia hoje (2) viagem a Portugal, a fim de participar da Semana Azul (Blue Week), reunião de alto nível, que contará com a presença dos ministros responsáveis pelo tema “mar” e onde serão discutidas as responsabilidades dos governos em preservar o oceano, promovendo a economia azul. “O Brasil tem um potencial grande na pesca e vamos mostrar como queremos aumentar na nossa produção, evitando o desperdício e respeitando o meio ambiente”, afirmou o ministro.

No evento, também ocorrerá o “Blue Business Fórum”,grande encontro internacional de negócios da economia do mar, no qual empresas de diversos países expõem os seus produtos e soluções e debatem as grandes temáticas do oceano em conferências, workshops e seminários. "Queremos modernizar a pesca brasileira e vamos mostrar todo o seu potencial”, ressaltou.

Helder Barbalho tem ainda encontro com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, com a ministra de Agricultura e do Mar de Portugal, Assunção Cristas, com a ministra da Pesca e de Assuntos Costeiros da Noruega, Lisbeth Berg-Hansen. A proposta do encontro com todos os ministros responsáveis pelo mar é discutir questões fundamentais na busca de políticas públicas para preservar o oceano e os mecanismos de financiamento do setor. “Será uma conversa, por meio da qual buscaremos aliar o crescimento do setor pesqueiro com a preservação do meio ambiente”, destacou.

Itália –Depois da visita a Portugal, Helder Barbalho vai à capital da Itália, Roma, onde participa da recondução de José Graziano na direção-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e participará, em 8 de junho, de solenidade de assinatura do Termo de Responsabilidades para a realização da VIII Sessão do Subcomitê de Aquicultura do Comitê de Pesca da FAO, evento que ocorrerá no Brasil no período de 5 a 9 de outubro de 2015.

Fonte:MPA