5 de junho de 2015

Semana Azul começa com promessa de grandes negócios para o Brasil

Helder Barbalho destaca a oportunidade de conversar com outros ministros do setor para melhor a pesca e aquicultura do país

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, participou nesta quinta-feira (4) da abertura da Semana Azul (Blue Week). “É a oportunidade de dialogar, trocar ideias e firmar compromisso com mais de 100 ministros do mundo, sempre visando ao aumento da atividade da pesca brasileira, contribuindo com o desenvolvimento do país”, disse.

A Semana Azul (Blue Week) é reunião de alto nível, que conta com a presença dos ministros responsáveis pelo tópico “mar” e onde são discutidas as responsabilidades dos governos em preservar o oceano, promovendo a economia azul. “O Brasil tem potencial grande na pesca e vamos mostrar como queremos aumentar nossa produção, evitando o desperdício e respeitando o meio ambiente”, afirmou o ministro.

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, ressaltou os números do setor pesqueiro no seu país, destacando o potencial e o projeto de estender a plataforma continental portuguesa, que se encontra em análise nas Nações Unidas. "A candidatura prevê que a área futura seja 42 vezes maior do que o território, em comparação com as atuais 18 vezes", destacou.

No evento, também ocorrerão “Blue Business Forum”, grande encontro internacional de negócios da economia do mar, no qual empresas de diversos países expõem os seus produtos e soluções e debatem as grandes temáticas do oceano em conferências, workshops e seminários. "Queremos modernizar a pesca brasileira e vamos mostrar todo o seu potencial”, ressaltou.

Desde quarta-feira, Helder Barbalho vem visitando e divulgando o potencial brasileiro em Portugal. Em uma reunião com a ministra da Agricultura e do Mar de Portugal, Assunção Cristas, ficou acertado que os dois países assinarão um tratado de cooperação para o fortalecimento da atividade. “Queremos vencer a barreira e desenvolver a pesca brasileira. E esses encontros são fundamentais”, afirmou o ministro.

*Fonte: MPA.