25 de maio de 2015

Ministro encerra simpósio sobre piscicultura em Mato Grosso do Sul

Dourados – O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, afirmou nesta quinta-feira (21), em Dourados (MS), que defende a equiparação tributária para produtores da cadeia de peixe. Segundo ele, outros ramos do agronegócio, como o da bovinocultura e o da avicultura, são beneficiados com isenções de taxas e impostos. “O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está trabalhando para que possa igualar os incentivos ficais como PIS e Cofins. Queremos baratear a produção aquícola”, disse no

encerramento do Simpósio de Piscicultura, realizado pela cooperativa MS Peixe e pelo Sindicato Rural na 51ª edição da Expoagro.

Helder Barbalho destacou ainda a importância do Plano Safra da Pesca, que investirá R$ 2 bilhões que que serve de estímulo para captação de recursos e investimentos em atividades com a missão de potencializar a piscicultura na região com destaque em nível de Brasil. “Temos que chamar a atenção do agronegócio e da oportunidade de investir nesta nova fronteira agrícola”, afirmou.

O ministro acrescentou que os reservatórios próprios e a região geográfica de Mato Grosso do Sul beneficiam a piscicultura, a logística e o comércio com outros estados. Helder Barbalho lembrou ainda da perspectiva de até o ano de 2020 aumentar a produção para 2 milhões de toneladas.

Laboratório – Antes de participar da 51ª edição da Expoagro, Helder Barbalho visitou o Laboratório de Piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade da Embrapa, que passou por uma obra de ampliação e modernização com recursos do MPA. A finalidade é que a pesquisa contribua para o fortalecimento de cadeias produtivas nos territórios brasileiros, especialmente no Território da Grande Dourados.

A ampliação da estrutura laboratorial é de 500,2 m². O total dos recursos orçamentários e financeiros para a reestruturação em obras civis, instalações e equipamentos foi de R$ 1.209.585,56. Entre os principais equipamentos adquiridos, estão o sistema de recirculação de água (40 caixas de 600 litros) com aquecimento e resfriamento, filtragem mecânica, biológica e com luz ultravioleta para eliminação de patógenos na água; sistema recirculação de água com 16 aquários de 30 litros com aquecimento, filtragem mecânica e biológica e com luz ultravioleta; bomba calorimétrica e equipamentos de análises de alimentos; e câmara fria.

"A Embrapa é um braço estratégico para que as atividades da agenda do Ministério da Pesca possam ser cumpridas. Parabenizo a Embrapa pelos trabalhos de pesquisa que tem realizado aqui em Mato Grosso do Sul, por ver que a piscicultura é uma alternativa na cadeia produtiva nacional que deve ser olhada com foco ", finalizou.
fonte:MPA