8 de maio de 2015

Mas, afinal, o que é aquicultura?

imagem sem descrição.


A aquicultura consiste no cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente na água, ou seja, é o cultivo de pescado em ambientes propícios.

Pode ser tanto continental (água doce) como marinha (água salgada), esta chamada de maricultura.

A atividade abrange as seguintes especialidades:
Piscicultura (criação de peixes, em água doce e marinha);
Malacocultura (produção de moluscos, como ostras, mexilhões, caramujos e vieiras). A criação de ostras é conhecida por ostreicultura e a criação de mexilhões, por miticultura;
Carcinicultura (criação de camarão em viveiros);
Algicultura (cultivo de macro ou microalgas);
Ranicultura (criação de rãs);
Criação de jacarés.

Maricultura

A Maricultura é uma ramificação da aqüicultura que consiste no cultivo de organismos marinhos (algas, crustáceos, peixes, moluscos, etc) em água salgada, ou seja, no mar.

Envolve as seguintes especialidades:
Ostreicultura (cultivo de ostras)
Miticultura (cultivo de mexilhões)

Espécies mais cultivadas em cada região

Norte – Tambaqui e pirarucu;
Nordeste- Camarão e tilápia;
Sudeste- Tilápia, truta, moluscos bivalves;
Centro-oeste- Tambaqui, surubim, pacu e pintado;
Sul – Carpas, tilápia e moluscos bivalves.

Com 12% da água doce disponível do planeta, um litoral de mais de oito mil quilômetros e ainda uma faixa marítima, ou seja, uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE), equivalente ao tamanho da Amazônia, o Brasil possui enorme potencial para a aquicultura.


Águas da União

A aqüicultura em Águas da União, ou seja, em águas que banham mais de um estado da federação, fazem divisa com algum outro estado ou fronteira com outros países, depende de uma cessão de uso das águas. Ela é necessária porque a água é um recurso natural de domínio público, de valor econômico, essencial à vida. Para que todos tenham acesso à água e a usem de forma sustentável, cabe ao Poder Público a regulação desse bem.

A aquicultura em Águas da União pode ser em:
Águas continentais
Águas marinhas
Em estabelecimentos rurais

A atividade aquícola realizada de forma ordenada e planejada é uma forma de evitar impactos ambientais indesejados e representa um avanço rumo à meta do Ministério, de saltar das 470 mil toneladas produzidas hoje para 2 milhões de toneladas até 2020, gerando emprego e renda para os brasileiros.