7 de março de 2015

Moratória da piracatinga é fiscalizada no Amazonas

Brasília (06/03/2015) – O Ibama tem realizado uma série de ações no estado do Amazonas com o objetivo de fiscalizar a moratória da piracatinga. Apesar de não ter encontrado irregularidades quanto a pesca da espécie, os resultados a outros ilícitos incluem a apreensão de 40 toneladas de pescado em período de defeso e 17 embarcações irregulares. Foram lavrados 49 autos de infração, e um total de mais de R$1,400 milhões em multas.

No final do ano passado foi realizada a Operação Xandoré, nos rios Solimões, Japurá e Javari. A fiscalização ambiental também incluiu as reservas de desenvolvimento sustentável de Mamirauá e Amanã, além da terra indígena Vale do Javari, regiões com histórico de matança de botos para a pesca da piracatinga. Durante os trabalhos foram abordadas mais de cem embarcações. Em nenhuma foi encontrada a espécie piracatinga e não houve flagrante de abate de botos.

Em janeiro deste ano foi realizada a Operação Rotina I, nos municípios de Manacapuru e Iranduba. Foram realizadas vistorias em indústrias de beneficiamento de pescado para conferência das declarações de estoque de peixes do defeso e fiscalização do cumprimento da moratória da piracatinga. A fiscalização ambiental não encontrou nenhuma irregularidade.

No momento, está em curso a Operação Rios Federais I, com o objetivo de vistoriar indústrias pesqueiras nos municípios de Itacoatiara, Tefé, Fonte Boa e Tabatinga.

Ascom/Ibama/AM
Foto: Ibama/AM
fonte:Ibama