7 de março de 2015

Ministro da Pesca assina Acordo de Cooperação na Feipesca 2015

Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, participou da abertura da Feira Internacional de Pesca Esportiva (Feipesca) 2015, na tarde desta quinta-feira (5) que acontecerá até próximo dia (8) na Expo Center Norte, em São Paulo.

Na oportunidade, o Ministro Helder assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Pesca e o Ministério do Turismo, prevê ações para fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à Pesca. Técnicos de ambos os Ministérios vão desenvolver, no prazo de 30 dias, um plano de ação com estratégias para estruturar destinos de Turismo de Pesca no País, além de propor eventos e valorizar profissionais que atuam no seguimento.

Em seu discurso, o Ministro parabenizou os organizadores do evento, Ernani Pacionik e Mateus Zilig e a todos os presentes e falou sobre a importância da Feipesca e da produção pesqueira para o País. “Nestes primeiros 60 dias de trabalho à frente do Ministério, defini uma meta: aumentar a nossa produção de pescado e com um grande desafio de mostrar ao Brasil o potencial do nosso setor, provando que podemos, de fato, ser o País do Pescado. Temos que apontar a capacidade do nosso setor não apenas falando em números, mas demonstrar o que podemos fazer. Como na pesca esportiva, uma cadeia econômica emergente, que gera milhões de reais na indústria, comércio e prestação de serviços. Nosso potencial é imenso e, sem exagero, afirmo que mal começamos a engatinhar no desenvolvimento dessa atividade”, enfatizou.
 
TESTE
Alberto Alves, Ministro de Estado do Turismo Interino e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, assinam acordo de cooperação.
Helder concluiu sua fala, dizendo que é justamente por entender a importância e o potencial da Pesca Esportiva, escolheu a Feipesca, por ser uma das mais importantes feiras do setor e que fomenta toda a atividade de pesca amadora nacional. “Com este acordo, vamos implementar ações conjuntas de incentivo e fortalecimento, bem como promover a valorização dos produtos aquícolas. Acreditamos que ao unir esforções entre as pastas, os ganhos terão seu alcance ampliado”, finalizou o Ministro da Pesca.

Antônio Sanches recebeu simbolicamente, das mãos do Ministro Helder, uma placa representando a Carteira de Condutor de Pesca. Essa é uma ação do MPA e do MTE, que atende a uma antiga reivindicação da categoria. Segundo Sanches, o reconhecimento da profissão é um passo fundamental para os guias de pesca.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o Ministro de Estado do Turismo, Interino,Alberto Alves, o Deputado Estadual, José Scaff (PMDB-PA), o 2° Vice Presidente da ANEPE, Nelson Nakamura, o Diretor de Marketing da CPETUR/SP, Orlando Souza, o Assessor e Coordenador do Núcleo de Ordenamento da Pesca Amadora, Kelven Lopes e o Secretários de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena e demais autoridades.

 
O EVENTO

A previsão é que mais de 30 mil pessoas visitem o evento nos quatro dias.
A feira reunirá mais de 70 empresas, que vão expor 100 marcas nacionais e internacionais. Será demonstrado o que há de mais novo no mercado entre acessórios de pesca, equipamentos, barcos, motores, operadores de turismo e diversas palestras. O público ainda vai conferir um aquário gigante, pista de arremesso com vara e muito mais.

Um tanque de 34 metros por 90 centímetros de profundidade repleto de pacus e com acesso gratuito aos visitantes marcará a primeira experiência verdadeira de pesca esportiva proporcionada na história do evento.
fonte:MPA