12 de dezembro de 2014

Cartilha sobre pesca no Rio Xingu é lançada

A concepção da “Cartilha sobre os Recursos Pesqueiros do Médio Rio Xingu” surgiu depois da realização de uma oficina promovida pelo Ministério da Meio Ambiente (MMA) em parceria com Ministério da Pesca e Aquicultura, em março de 2013. Na ocasião, ficou clara a necessidade de se realizar um estudo para pautar o ordenamento da pesca de forma sustentável.

A cartilha traz dados da atividade pesqueira na região de São Felix do Xingu desde o número de pescadores, produção, espécies mais capturadas, comercialização, consumo e a legislação federal, estadual e municipal vigente. O estudo tem intuito é estabelecer uma base de dados para subsidiar a formulação de medidas de gestão a longo prazo para o desenvolvimento sustentável do setor na região.

Apoiado pelo MMA e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), a “Cartilha sobre os Recursos Pesqueiros do Médio Rio Xingu” contou com o apoio técnico do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Esta publicação é uma realização do Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento no município de São Félix do Xingu (Projeto Pacto do Xingu), no sudeste do Pará, que conta com a participação do MPA. De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, o projeto está sendo implantado há quatro anos com mobilização nacional e internacional.

Nesta primeira etapa um dos resultado foram a Cartilha com a publicação dos resultados do Projeto da Pesca, disponível em meio digital no link: S:\EIA
fonte:MPA