28 de novembro de 2014

Capacitação para pescadores profissionais é prioridade para CONAPE


Durante a abertura de sua 34ª reunião ordinária, nesta terça-feira (25), em Brasília, o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), órgão consultivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), decidiu prorrogar, por unanimidade dos conselheiros, as atividades de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre Formação e Capacitação do Pescador Profissional.
A decisão ocorreu após apresentação do relatório de atividades do GT, promovida por dois de seus integrantes, Marco Aurélio Bailon e   Flávio de Moraes Leme. 
Os conselheiros consideram importante o trabalho já realizado pelo GT  para a melhoria da qualificação da mão de obra no setor. O CONAPE conta com representantes de entidades representativas de empresários e trabalhadores do setor pesqueiro, bem como da academia.
Com o apoio da Marinha do Brasil, o Grupo de Trabalho de Formação e Capacitação está flexibilizando e ampliando a  capacidade do país de oferecer os cursos de formação para a carreira do pescador profissional. Uma das estratégias para tanto está sendo a formação e qualificação do pescador profissional mediante o credenciamento dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs), vinculados à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
O trabalho envolve a elaboração  de um novo fluxo de carreira para o pescador, a atualização das matrizes curriculares dos diversos cursos de formação profissional do pescador e o estabelecimento de uma metodologia para a acreditação, junto à Marinha do Brasil, dos IFs para ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM).
Na reunião foi discutida a necessidade de se criar novos estímulos para os pescadores participarem dos cursos de aperfeiçoamento profissional.
A reunião do CONAPE prossegue até a próxima quinta-feira. Amanhã está prevista a presença do ministro Eduardo Lopes no encontro.
Fonte: MPA

Nenhum comentário: