17 de maio de 2014

Temporada de pesca da tainha tem inicio

Pescando Sustentabilidade

A partir desta quinta-feira (15) e até o próximo dia 30 de julho a pesca artesanal e industrial brasileira realiza a pesca da tainha (Mugil platanus) ao longo do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A captura ocorre quando os cardumes aproveitam as correntes de água fria provenientes da Antártida para subir o litoral Sul e Sudeste do Brasil, onde se reproduzem e desovam, até à altura de Cabo Frio.

Arrasto de praia

A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”, uma modalidade de pesca que justifica as “festas da tainha” em diversas localidades costeiras de Santa Catarina. Neste caso, pequenas canoas a remo levam a rede até no máximo a 800 metros da linha de praia, onde a captura por arrasto é praticada e permitida.

A rede, de aproximadamente 800 metros de comprimento, então é puxada, em seus dois extremos, por um bom número de pescadores e voluntários. Na praia o botim é dividido fraternalmente, para a alegria de todos. Bem distante dali, a partir de cinco milhas da costa, a tainha é capturada por embarcações industriais, que utilizam o método de cerco.

Nenhum comentário: