14 de fevereiro de 2014

Redes sociais da ANA têm Região Hidrográfica do Paraguai como tema do mês


Pantanal (MS)
chamada
A Agência Nacional de Águas (ANA) tem divulgado informações sobre cada uma das 12 regiões hidrográficas do Brasil em seus perfis no Facebook, YouTube desde maio de 2013. Neste mês, a Região Hidrográfica do Paraguai é o tema dos perfis da ANA nas redes sociais. Dois estados compõem a RH do Paraguai – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, que tem um terço de sua área no Brasil (363.446km²) e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.
Na Região Hidrográfica do Paraguai moram 2,16 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 87% em áreas urbanas. A maior das 74 cidades da RH do Paraguai é a capital de Mato Grosso: Cuiabá. Outras cidades mato-grossenses também têm contingente populacional significativo, como: Várzea Grande, Rondonópolis e Corumbá.
Uma peculiaridade da Região Hidrográfica do Paraguai é que ela é a única do País que tem como uso principal da água a dessedentação (matar a sede) de animais. Dos 30 metros cúbicos de recursos hídricos retirados a cada segundo, 41% vão para a atividade. Os demais usos são: irrigação (32%), consumo urbano (17%), indústrias (9%) e uso rural.
 
A ANA começou a divulgação mensal das 12 regiões hidrográficas do País em maio do ano passado para que os brasileiros conheçam a Divisão Hidrográfica Nacional e saibam que estão inseridos num contexto maior, no qual as ações tomadas numa região podem gerar consequências nas águas de outros estados e até mesmo de outros países.
As regiões já divulgadas foram respectivamente: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, São Francisco e Paraná.
Regiões hidrográficas
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul.
Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País.fonte:ANA

Nenhum comentário: