22 de junho de 2013

Tecnologia israelense aumenta segurança e produtividade em criatórios de pescado

Uma missão de empresários, especialistas e parlamentares brasileiros – liderada  pelo ministro Marcelo Crivella - conheceu de perto esta semana o desenvolvimento tecnológico da aquicultura em Israel e ficou entusiasmada com alguma das inovações apresentadas. Foi o que ocorreu na última terça-feira (11), quando o grupo – acompanhado da embaixadora do Brasil em Israel, Maria Elisa Berenguer – esteve em criatórios no mar Mediterrâneo.
As gaiolas (tanques-rede) onde os peixes são confinados resistem tanto a ondas de relativa intensidade como ao movimento das correntes marinhas. Estes fatores foram valorizados pelos especialistas da comitiva, já que condições adversas semelhantes comprometeram alguns projetos de aquicultura no litoral brasileiro.
Outra experiência marcante para a comitiva foi a visita ao Agricultural Research Organization (ARO), órgão subordinado ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Israel. No local foram apresentadas as principais linhas de pesquisa em desenvolvimento no setor aquícola.
A visita da comitiva do Brasil a Israel resultou em comunicado em que os dois países se comprometem a promover a cooperação mútua no setor pesqueiro. O entendimento abrange, inclusive, a cooperação em assuntos de gestão pesqueira em fóruns internacionais.

Fonte: MPA

Nenhum comentário: