22 de junho de 2013

Cursos à distância formam hoje mil técnicos em pesca e aquicultura

Nesta quinta-feira (20), 1.000 jovens e adultos de 23 estados brasileiros estão se formando em cursos técnicos de pesca e aquicultura à distância, ministrados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja).  
Em todas as regiões brasileiras, pescadores e seus familiares assistiram as aulas, via satélite, nos telecentros da Pesca Maré. Os telecentros são espaços destinados a comunidades de pescadores artesanais e contam com computadores e material didático. As atividades são apoiadas por monitores.
O Ministério da Pesca e Aquicultura prioriza as  políticas voltadas para a formação e qualificação profissional de pescadores e aquicultores. A formação dos novos técnicos é fundamental para o Brasil aproveitar melhor o seu potencial pesqueiro e aquícola, sobretudo através do cultivo de pescado em viveiros em propriedades rurais, bem como em gaiolas (tanques-rede) reservatórios públicos e no litoral.
Estiveram presentes à solenidade de certificação dos novos técnicos em Curitiba – transmitida para os telecentros nos estados, o diretor de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal do MPA, Henrique Almeida, o diretor-geral de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná, Marcelo Camilo Pedra (que representou o Reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo), o pró-reitor de Administração, Gilmar José Ferreira dos Santos, e o superintendente federal de Aquicultura e Pesca do  estado do Paraná, José Antônio Faria Brito, entre outras pessoas que contribuíram para a realização do projeto.

Fonte: MPA

Nenhum comentário: