13 de março de 2013

Fumaça Branca anuncia O Novo PAPA



  Fumaça Branca anuncia O Novo PAPA

Sucessor de Bento XVI escolhido na quinta votação.


O novo Papa foi eleito nesta quarta-feira. Fumo branco saiu às 18h06 da chaminé da Capela Sistina.




18h11: Ao segundo dia de conclave, os 115 cardeais eleitores escolheram o sucessor de Bento XVI. Os sinos ouviram-se na Praça de São Pedro, no Vaticano. Milhares de pessoas, debaixo de chuva, aplaudiram o anúncio de que já se chegou a uma decisão.
18h12: Olhos postos no balcão central da Basílica de São Pedro. Dentro de minutos será anunciado o nome do novo Papa e este será apresentado aos fiéis. Já eleito, o Santo Padre irá comunicar o nome pela qual será designado surante o seu pontificado.

Olhos postos no balcão central da Basílica de São Pedro. Dentro de minutos será anunciado o nome do novo Papa e este será apresentado aos fiéis. Já eleito, o Santo Padre irá comunicar o nome pela qual será designado surante o seu pontificado.
Ao segundo dia de conclave, os 115 cardeais eleitores escolheram o sucessor de Bento XVI. Os sinos ouviram-se na Praça de São Pedro, no Vaticano. Milhares de pessoas, debaixo de chuva, aplaudiram o anúncio de que já se chegou a uma decisão.

  O anúncio oficial do novo Papa será feito pelo cardeal jean-Louis Tauran. “Habemus Papam!” (“Temos Papa”, em latim) será a frase que irá pronunciar. O novo Papa oferece depois a sua primeira bênção apostólica.

18:31 Após o escrutínio, é perguntado ao cardeal vencedor se aceita a eleição e, em caso afirmativo, que nome deseja adoptar. Segue depois para uma sala contígua, conhecida por Sala das Lágrimas, onde após breves momentos a sós, envergará as novas vestes brancas de Sumo Pontífice.

18:33 Este foi um conclave rápido. Ao fim de cinco votações, o novo Papa foi eleito. Em 2005, o conclave que elegeu Bento XVI terminou após quatro votações.  


Na Praça de São Pedro, entrou a banda da Guarda Suíça, pronta a receber o novo Papa.  

18:49 Os sinos da basílica do Santuário de Fátima tocaram durante vários minutos após a saída de fumo branco da chaminé da Capela Sistina.

18:51 “Viva o Papa, viva o Papa!” grita-se na Praça de São Pedro depois da banda pontifícia e de os guardas suíços terem entrado em parada pelo recinto. A expectativa cresce enquanto se aguarda o nome do novo Sumo Pontífice.

18:55 Esta eleição, recorda a AFP, põe fim a quatro semanas inéditas e atribuladas no Vaticano, depois do surpreendente anúncio de renúncia de Bento XVI, a 11 de Fevereiro. O agora Papa emérito, a residir temporariamente em Castel Gandolfo, justificou a decisão dizendo não ter mais a força necessária para liderar a Igreja Católica. 

18:56 Milhares de fiéis aguardam que o novo Papa surja no balcão da basílica de São Pedro. 

19:08 O protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, irá surgir dentro de momentos no balcão central da Basílica de São Pedro. Ao mundo irá anunciar o nome do eleito traduzido em latim, o seu apelido e depois do nome pelo qual o Sumo Pontifíce escolheu ser designado.

19:09 Os 115 cardeais eleitores demoraram pouco mais de 25 horas para eleger o sucessor de Bento XVI. A rapidez da eleição manteve a tendência das últimas décadas, que não superaram as 11 votações, recorda a Lusa. O Papa Pio XII foi eleito com três votações em apenas 24 horas; João Paulo I com quatro votações; Bento XVI com quatro votações; Paulo VI com cinco votações; João Paulo II com oito votações e João XXIII, com 11 votações.

foto de jorge mario bergoglio que se torna papa franscisco I
 

Em Atualizaçaõ
Fonte: publico.pt

Nenhum comentário: