2 de março de 2018

RS: Ibama apreende e doa 7 toneladas de pescado

Brasília – Operação de combate à pesca ilegal do camarão-rosa realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de 7 toneladas de pescado no litoral do Rio Grande do Sul. Os agentes ambientais aplicaram 19 autos de infração, que totalizam R$ 5,5 milhões.

A operação monitorou a atividade pesqueira no estuário da Lagoa dos Patos (RS) com o objetivo de impedir o uso de métodos proibidos de pesca, o transporte e o comércio irregular do camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis).

A pesca no Estuário da Lagoa dos Patos é autorizada pela Instrução Normativa Conjunta n° 3/2004, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República. A norma, que autoriza a pesca do camarão-rosa de fevereiro a maio, proíbe o uso de redes de arrasto e a captura, o transporte e a comercialização da espécie quando o comprimento do camarão é inferior a 9 centímetros.

A maior parte do pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribuiu a mercadoria a cerca de 40 entidades cadastradas nas regiões de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte, no RS. Cerca de 3 mil pessoas foram beneficiadas.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Nenhum comentário: