10 de junho de 2017

Assista à última reunião sobre as condições de operação dos reservatórios do São Francisco

Já está disponível no Canal da Agência Nacional de Águas no YouTube o vídeo com a íntegra da Reunião de Avaliação das condições de operação futuras dos reservatórios do rio São Francisco. A reunião aconteceu em 5 de junho, na sede da ANA, em Brasília, com diversas instituições representadas por videoconferência. Clique aqui e assista na íntegra.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo monitoramento diário dos reservatórios que integram o Sistema Interligado Nacional (de geração de energia hidroelétrica), ontem (6) o volume útil do Reservatório Sobradinho era de 12,92%. As vazões defluentes em Sobradinho e Xingó foi da ordem de 605m³/s e 606m³/s, respectivamente, de média diária.
Desde o dia 5 de junho a vazão defluente média diária de Sobradinho é de 660m³/s para assegurar o atendimento aos usos múltiplos da água entre o reservatório e a UHE Itaparica. Em Xingó e a defluência autorizada é de 600m³/s.

A autorização para operar nesse nível de defluência foi dada pela ANA em 26 de abril (Resolução ANA nº 742/2017) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 10 de maio, por meio da Autorização Especial para Realização de Testes nº 11/2017. De acordo com informações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), responsável pela operação dos reservatórios, até o momento não foi identificado comprometimento aos usos devido à redução de vazão liberada em Sobradinho e Xingó.

Clique aqui para mais informações sobre o monitoramento diário da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
*Texto:Carol Braz, Ascom/ANA.

Nenhum comentário: