8 de novembro de 2016

Agência participa de debates sobre adaptação às mudanças climáticas na COP 22

Nesta segunda-feira, 7 de novembro, começa a 22ª Conferência das Partes (COP 22) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em Marraquexe, Marrocos. Durante o evento, que vai até o próximo dia 18, a Agência Nacional de Águas (ANA) conduzirá debates sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas durante o dia dedicado exclusivamente para a temática da água. Em sua primeira participação em COP – maior fórum de discussão e tomada de decisão em escala mundial sobre clima – a ANA também promoverá o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018 em Brasília.

A Agência Nacional de Águas coordena a participação brasileira no evento juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No Espaço Brasil o País divulgará ações nacionais que têm sido realizadas para redução de suas emissões de carbono e para adaptação às mudanças climáticas. Conheça as principais iniciativas da ANA na temática de mudanças climáticas em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/MudancasClimaticas/mudancasclimaticas.aspx.

A COP 22 é a primeira desde a entrada em vigor do Acordo de Paris, construído na COP 21 entre novembro e dezembro de 2015. Este acordo busca oferecer uma resposta global à ameaça representada pelas mudanças climáticas, além de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos deste fenômeno. O compromisso firmado em Paris busca limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
 

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA.

Nenhum comentário: