15 de janeiro de 2016

Defesa Civil de Fortaleza mapeia 48 áreas tidas como de alto risco

Número de ocorrências registradas nas duas primeiras semanas de 2016 diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado
A época de chuvas é tempo de ligar o alerta para a possibilidade maior de problemas em áreas de risco. Alagamentos e desabamentos são as principais preocupações. Segundo relatório de mapeamento de recursos hídricos feito pela Defesa Civil de Fortaleza, foram identificadas 48 áreas consideradas de alto risco e outras 37 de médio risco nos 110 canais e lagoas catalogados.

O objetivo da Defesa Civil é intensificar as ações preventivas de limpeza e diminuir o risco em áreas consideradas críticas. No bairro Vicente Pinzon, que sempre demanda cuidados especiais para esse tipo de perigo, foram registradas quatro ocorrências pela Defesa Civil nas duas primeiras semanas de 2016. O bairro acumulou volume pluviométrico de 136,6 milímetros (mm) no período.

Nenhuma das quatro ocorrências registradas no ano no bairro foi considerada grave ou exigiu a remoção de pessoas das casas, de acordo com a Defesa Civil. O número é bem inferior às 68 registradas no mesmo período de 2015, que teve volume pluviométrico acumulado de 151,7 mm nos primeiros 14 dias do ano. 
“No Morro Santa Terezinha (comunidade do bairro), foi recuperada a escadaria para fazer o trajeto da água e as galerias foram limpas. Só tivemos duas ocorrências lá neste ano. Com a recuperação da encosta, o morro vai ficar estabelecido”, afirmou Cristiano Férrer, coordenador especial de Proteção e Defesa Civil.

Cristiano diz ainda que uma das principais preocupações da Defesa Civil é a limpeza de canais e lagoas, para evitar o acúmulo de água no período de chuva. “Ainda há muitos reservatórios a serem limpos. Priorizamos em 2015 os grandes afluentes, que são os condutores. Agora estamos indo para os pontuais. Até abril teremos feito a primeira limpeza”, complementa Cristiano.


Conselho

Na manhã de ontem, tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. O colegiado tem como objetivo discutir e propor políticas públicas para implementação e execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O colegiado é composto por membros de órgãos municipais e estaduais além de pessoas da sociedade civil, incluindo pessoas de áreas atingidas por desastres.


85 áreas são consideradas de alto e médio risco pela Defesa Civil


Saiba mais


Limpeza de canaisA Defesa Civil executa neste mês de janeiro a limpeza de seis canais para evitar acúmulo de água com as chuvas. São eles: Jacarecanga, Lagamar, Rosinha (Aeroporto), dos Marrocos (Bom Jardim), Riacho Doce e Saquarema (Conjunto Palmeiras).



FevereiroA previsão do órgão é começar a limpeza em outros 11 canais e riachos até o próximo mês nas Regionais III, IV, V e do Centro.

fonte:Jornal de hoje

Nenhum comentário: