18 de julho de 2015

Ney Maranhão é nomeado para diretor da ANA

O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16 de julho, publica Decreto assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, com a nomeação de Ney Maranhão para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). O especialista terá mandato de quatro anos, sendo admitida uma recondução por igual período. O tempo no cargo começará a contar a partir da posse, que acontecerá em data a ser definida.

Com a nomeação, Maranhão preencherá a última vaga da Diretoria Colegiada da ANA, que já conta com o diretor-presidente, Vicente Andreu, além dos diretores Paulo Varella, João Gilberto Lotufo e Gisela Forattini.

Ney Maranhão tem 69 anos e atuou na ANA como superintendente e como superintendente adjunto entre 2006 e 2013 na Área de Planejamento. Desde 2013, o especialista é secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e também atua como secretário-executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O profissional atua na área desde a década de 70.

Maranhão é formado em Geologia, com especialização em Mecânica de Rochas, em Portugal. O especialista também possui doutorado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ney é bacharel em Geologia pela UFRJ e também possui especialização em Mecânica das Rochas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa. Além disso, é doutor em Engenharia Civil também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Texto:Raylton Alves / Banco de Imagens ANA.