30 de julho de 2015

Empresários conhecem ações do MPA

Empresarios conhecem acoes MPA

Convidado pelo presidente do Sesi, Gilberto Carvalho, ministro destaca apoio da entidade

Brasília – O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, disse nesta quarta-feira (29) que o Serviço Social da Indústria (Sesi) será grande parceiro no desenvolvimento do setor pesqueiro brasileiro. Ele ressaltou que a pesca e aquicultura poderão ser alternativa de crescimento econômico, com geração de empregos e distribuição de renda. “Temos o desafio de planejar a expansão da indústria pesqueira, com novos modelos de produção e integração. Além disso, devemos ampliar a cadeia de insumos, equipamentos, tecnologia, logística e infraestrutura”, afirmou.

Helder participou da 187ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Sesi com todos os presidentes das Federações das Indústrias do Brasil. Gilberto Carvalho, ex-Secretário-Geral da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional do Sesi, convidou o ministro para participar do evento e mostrar as potencialidades do setor pesqueiro. “Acredito que a piscicultura é uma agenda de todas as federações”, resumiu Carvalho.

Segundo o ministro, o Sesi pode auxiliar o crescimento da aquicultura com cursos específicos para trabalhadores envolvidos diretamente nas atividades de produção em cada tipo de empreendimento. “Cursos como formulação de rações, técnica de despesca e transporte e controle de qualidade do pescado”, afirmou.

Em sua apresentação, o ministro destacou as ações da parceria com o Sesi. São projetos que visam a capacitar trabalhadores, incentivar a indústria de pescado e criar o hábito de consumo de proteína de pescado no Brasil. “Tornar o mercado interno ainda mais atraente para os produtores”, destacou Helder.

O ministro citou o Projeto Peixe Brasil, que tem o objetivo de treinar merendeiras e gestores para estimular o consumo de pescado em escolas públicas. Esse programa se inicia neste semestre em cinco estados e no Distrito Federal (Bahia, Amazonas, Santa Catarina, Pará, Ceará, São Paulo e Brasília).

Helder acrescentou que a atividade movimenta US$ 600 bilhões no mundo e que pode ser um caminho para o crescimento do Brasil. “Nesta época de ajuste econômico, é essencial que haja alternativa que ajude o Brasil a melhorar os seus índices na economia”, finalizou.
fonte:MPA