28 de março de 2015

Cooperativas de pescadores se unem para vender peixe mais barato na Semana Santa



Os consumidores baianos poderão encontrar pescado mais barato para celebrar a Semana Santa. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, realizará em Salvador e Ilhéus o “Santo Pescado”, evento que reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores das duas cidades e de Paulo Afonso (principal pólo produtor do estado) para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos com cerca de 20% de desconto.

A ação acontecerá nos dias 1º e 2 de abril nos Terminais Pesqueiros Públicos de Salvador (na Ribeira) e de Ilhéus (Centro), e em frente à colônia de pescadores do Rio Vermelho, na capital baiana. “O objetivo é beneficiar todos os participantes da cadeia produtiva da pesca. Os pescadores e piscicultores, que podem escoar seus produtos com o apoio logístico da Bahia Pesca e sem intermediários, e os consumidores, que poderão encontrar peixes mais baratos justamente na época do ano em que a demanda é maior e, consequentemente, os produtos ficam mais caros”, comemora o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.

“Com a diminuição nos custos de armazenamento e transporte, e o aumento nas vendas, os pescadores terão mais dinheiro para celebrar a semana santa com suas famílias”, complementa o superintendente federal da pesca e aquicultura no estado da Bahia, Marco Rocha.

O evento acontecerá sempre no período da manhã, das 8h às 12h, e deve comercializar cerca de 20 toneladas de pescado. No Terminal Pesqueiro Público de Salvador serão comercializadas tilápias, vermelhos e robalos. Já no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus serão vendidas tilápias, dourados, cavalas e vermelhos, e na colônia de pescadores do Rio Vermelho serão vendidas exclusivamente tilápias. Os produtos estarão armazenados nos caminhões-frigoríficos da Bahia Pesca para garantir a qualidade dos peixes.

 
Fonte:
ASCOM BAHIA PESCA