20 de fevereiro de 2015

Nota de Pesar

É com grande pesar que notificamos o falecimento da Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT), Rosangela Rigo, e da Coordenadora-Geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues, integrantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

Como representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, contribuíram com a discussão para a Criação do Comitê de Gênero do MPA, um passo muito importante, onde começamos a ter um novo olhar para as pescadoras, marisqueiras, caranguejeiras e todas as mulheres do setor pesqueiro e aquícola, com o desafio de transformarmos sonhos em implementação de políticas públicas. Elas dedicaram suas vidas na defesa apaixonada e incansável pelo direito das mulheres e contra todas as formas de discriminação. Para além da perda física, deixarão um espaço vazio na defesa dos interesses das mulheres e dos excluídos, pois a presença delas era a certeza dessa defesa!

Rosangela Rigo esteve à frente da Secretaria de Enfrentamento a Violência como Secretária Adjunta e assumiu no início deste ano a Secretaria de Articulação Institucional de Ações Temáticas da SPM/PR. Foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas e Secretária da Mulher na prefeitura de Suzano, ambos em São Paulo; Secretária Estadual de Mulheres do PT de SP e integrou o Coletivo Nacional de Mulheres do PT. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual).

Lurdinha Rodrigues, foi coordenadora da Diversidade dentro da SPM/RR. Militante ativa feminista, desde jovem lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas no nosso país e foi uma grande defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT.

O Ministério da Pesca e Aquicultura oferece todo seu apoio às famílias neste momento difícil.


Helder Barbalho

Ministro da Pesca e Aquicultura
fonte:MPA