20 de novembro de 2014

Ministro visita Centro de Larvicultura e de treinamento em Dondo, na Angola


imagem sem descrição.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, não desistiu até apanhar uma tilápia utilizando apenas a mão como isca. Para chegar até o Centro de Larvicultura de Massagano, foram três horas de viagem da capital de Angola, Luanda, a Dondo. Acompanhado da ministra das Pescas, Victória Barros Neto, as autoridades visitaram o local na manhã desta terça-feira (18). Foram ainda ao Centro de Treinamento onde 4 consultores do MPA tem capacitado multiplicadores na área de extensão em Piscicultura. “A Angola assim como o Brasil tem enorme potencial para alavancar sua produção interna. Aqui, temos o papel importante de fortalecer a cooperação sul sul. E é o que estamos concretizando com a transferência de tecnologia em cursos de capacitação.”, destaca o ministro.
A capacidade de produção de alevinos ainda tímida do Centro de Larvicultura não ultrapassa 2 milhões por ano. De ração, esse número é de 200 toneladas por ano. Com uma que estrutura que vai desde tanques, estufas, sistemas de tratamento de água, fábrica de ração, sala de larvicultura, maquinaria e eletricidade, o espaço servirá de modelo para a construção de novos centros em pelo menos 8 províncias angolanas. “Queremos criar aqui um pólo de piscicultura de tilápias. O nosso foco é o combate à fome e a redução da pobreza”, esclareceu a ministra.
Os ministros aproveitaram ainda para conhecer o Centro de Treinamento onde consultores do Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil estão capacitando multiplicadores angolanos na área da Aquicultura. Essa transferência de tecnologia foi viabilizado pelo acordo de cooperação firmado desde 2004 entre os dois países ligados pela mesma língua. Serão 4 semanas de curso, sendo 5 dias em cada uma das 4 províncias contempladas. As aulas voltadas para técnicos em produção animal e nível superior tratam desde a seleção de áreas, a construção de instalações para produção, produção de alevinos, manejo, engorda dos peixes, controle de qualidade da água e sanitário, alimentação, processamento do pescado até a comercialização. “O sucesso desses cursos tem sido tão grande que o número de participantes dobrou. A estimativa é de que a capacitação atingisse 100 alunos. Devemos chegar a qualificar 200 multiplicadores.”, afirmou o ministro.
Programação Angola
Entre cores e movimento, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, foi recebido pela ministra das pescas angolana já na sua chegada em Luanda no fim da tarde desta segunda-feira (17). Com muita música e apresentação cultural tipicamente africana, a ministra ofereceu um jantar ao ministro e sua delegação. Antes, num encontro formal entre as duas delegações na sede do Ministério das Pescas da Angola, os ministros falaram sobre a importância do fortalecimento da cooperação entre os dois países. “Gostaríamos de contar com a colaboração do Brasil, país irmão de língua portuguesa, com experiência e capacidade em vários domínios do setor da pesca e aqüicultura. Desejamos 
reforçar a cooperação institucional na formação de multiplicadores, na investigação científica, principalmente na área aquícola que no Brasil teve um desenvolvimento ímpar reconhecido internacionalmente”, concluiu a ministra. 

Nenhum comentário: