12 de setembro de 2014

Governo libera 54 hectares da Armando Ribeiro para criação de peixes

O Governo Federal liberou 54 hectares da lâmina de água da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com paredão no município de Itajá para criação de tilápia, Tambaqui, Tucanaré, Pacu, Carpa e Pirarucu.

Os 54 hectares serão divididos em quatro sítios aquáticos. A Barragem Armando Ribeiro chega acumular 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Tem 62 quilômetros de extensão e no seu ponto mais largo, chega a medir 15 km.

Em toda sua extensão, o potencial hídrico é pouco utilizado. Apenas no município de São Rafael tem poucas gaiolas de criação de tilápia. O pedido ao Governo Federal para reverter esta situação em prol dos moradores da região era antiga.



Vinha da época de construção da barragem no final dos anos oitenta, principalmente quando o reservatório sangrou pela primeira vez em 1985.

A liberação dos parques aquícolas na Barragem aconteceu esta semana pela Agência Nacional de Águas (ANA), que é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Caberá agora a Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (SEPOA/MPA), dá andamento ao processo.

O licenciamento das áreas, após a entrega oficial da área para criação de peixes em cativeiro por parte da Secretaria do Patrimônio da União, será feito pelos órgãos estaduais.

Utilidade publica

A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves é responsável pelo abastecimento através de sistemas adutores de mais ou menos 40 cidades das regiões Centrais, Vale do Açu, Seridó, Médio Oeste e Mossoró. Também é responsável, através da perenização do Rio Piranhas/açu, de uma área irrigada que se aproxima de 30 mil hectares.

Com informações de Alderi Dantas

fonte:Jornal de fato

Nenhum comentário: