20 de março de 2014

Piscicultura de Rondônia conquista mercado em bairros e vilas.

No agronegócio de Rondônia, a piscicultura já é uma atividade econômica expressiva.  Atualmente o estado  produz acima de 50 mil toneladas de pescado por ano, sobretudo da espécie tambaqui, em viveiros escavados nas propriedades rurais. Em grande parte, a produção é destinada a outros estados,  como Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
Segundo o presidente da Federação de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado de Rondônia (Fepearo) e secretário de Produção e Comercialização da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Hélio Braga de Freitas, existem mais de 12 mil piscicultores no estado, e esse número, bem como a própria produção, pode aumentar muito se forem viabilizadas formas mais ágeis de comercialização e explorados novos nichos de mercado.
 
Para Braga, em apenas cinco anos a produção estadual de pescado poderá triplicar, alcançando as 150 mil toneladas anuais, com a entrada de novos investidores e o aproveitamento dos reservatórios das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, e Tabajara, no rio Machado, onde a produção, em gaiolas (tanques-rede), terá elevada produtividade.

A partir de fevereiro deste ano, lembra ele, os produtores rondonienses descobriram um mercado promissor para a comercialização do pescado nas cercanias dos criatórios. O nicho são os próprios bairros e vilas dos municípios do estado de Rondônia.

Fonte: MPA

Nenhum comentário: