13 de dezembro de 2017

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE DR PINHEIRO!!!!!

13/12/1935 – Nascimento de Dr. Pinheiro, ex-prefeito do município de Apodi/RN.
O médico José Pinheiro Bezerra, mais conhecido por Dr. Pinheiro, nasceu no município de Santa Cruz, região agreste do Rio Grande do Norte, filho do casal Severiano Bezerra Cavalcanti e Auta Pinheiro Bezerra. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), na cidade de Natal/RN. É casado com a médica Maria de Lourdes da Silveira Bezerra, com quem teve duas filhas: a odontóloga Líllian e a advogada Luciana Bezerra, esta última casada com o advogado e deputado estadual, Kelps Lima. É irmão da professora e escritora santacruzense Cleudia Bezerra Pacheco.
Dr. Pinheiro chegou à cidade de Apodi no final da década de 60 e começou a trabalhar como médico da Maternidade Claudina Pinto, pertencente à APAMI(Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi), atendendo a população do município e cidades vizinhas.
Começou sua militância política na década de 70 e filiou-se à Aliança Renovadora Nacional(ARENA). Candidatou-se à Prefeitura de Apodi pela sublegenda da ARENA 2 no pleito municipal de 1976, tendo o agricultor Geraldo de Freitas Rêgo(Geraldo de Sr. de Mariquinha) como companheiro de chapa. Entretanto, não lograram êxito, perdendo a disputa para o agricultor Valdemiro Pedro Viana e o vereador Hélio Morais Marinho, respectivamente eleitos prefeito e vice-prefeito.
Pinheiro voltou a disputar o poder executivo apodiense nas eleições de 1988, desta vez na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB), tendo o ex-prefeito Valdemiro Viana como candidato a vice-prefeito. Mas, novamente não obteve sucesso, perdendo a campanha para os candidatos a prefeito Simão Nogueira Neto e a vice-prefeita Zuleide Marinho, este últimos apoiados pelo então prefeito Ivo Freire de Araújo.
Persistente em sua luta de chegar ao Palácio Francisco Pinto, candidatou-se pela terceira vez nas eleições de 1992, novamente pelo PMDB, tendo o empresário Evandro Marinho de Paiva(Vandinho) como vice-prefeito. Consagrou-se vitorioso com 8.894 votos, derrotando a chapa do Partido da Frente Liberal(PFL), formada pelos candidatos Ivo Freire e Chico Marinho. Empossado no cargo em 01º de janeiro de 1993, administrou a cidade até 31 de dezembro de 1996.
Na eleição de 1996, Pinheiro obtém uma nova vitória política ao eleger o vice Vandinho Marinho à prefeitura do município. Porém, na eleição de outubro de 2000, decidiu candidata-se novamente ao poder executivo de Apodi pelo PMDB, tendo como companheiro de chapa, o professor Tibúrcio Marinho. Elegeu-se pela segunda vez, com 9.338 votos, contra a chapa formada por Simão Nogueira e Indinha.
Nas eleições municipais de 2004, disputou a reeleição pelo PMDB, desta vez tendo a professora Gorete Silveira como candidata a vice-prefeita, sendo eleito com 10.825 votos, derrotando a chapa composta pelos ex-prefeitos Simão Nogueira e Evandro Marinho.
O médico José Pinheiro Bezerra foi o primeiro e único prefeito a conquistar um mandato consecutivo na política apodiense. Tomou posse na prefeitura em 01º de janeiro de 2005, governando Apodi até 31 de dezembro de 2008.
No ano de 2012, concorre à prefeitura apodiense pela sexta vez, agora como filiado ao Partido da República(PR), tendo a professora Mara Duarte como candidata a vice-prefeita. Mas, ao final da campanha, acabou desistindo do pleito e passou a apoiar a candidatura da professora Gorete Silveira do PMDB.
Em 2016, lançou seu nome como candidato a prefeito de Apodi pela sétima e ultima vez, agora como membro do partido Solidariedade(SD), seu companheiro de chapa, foi o ex-vereador João Eliésio Gomes de Oliveira(Eliésio de Bom) do PHS. Dr. Pinheiro logrou 306 votos, ocupando o quarto lugar na disputa.
Uma das maiores lideranças políticas de Apodi, Pinheiro deixou obras estruturantes durante suas três gestões em diversas áreas do município, como saúde, educação, urbanização, entre outras.
Ao final de 2016, mudou-se para a cidade de Martins/RN, juntamente com sua esposa a médica Dra. Lourdes, onde residem atualmente.

Nenhum comentário: