21 de janeiro de 2017

Nível do reservatório de Itaparica (BA/PE) será mantido em cerca de 20% até novembro

Para preservar os usos múltiplos do lago do reservatório Luiz Gonzaga (BA/PE) – também conhecido como Itaparica – e para garantir uma atuação imediata no caso de algum problema na região do Baixo São Francisco, a Agência Nacional de Águas (ANA) recomendou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que o reservatório de Itaparica seja operado com cerca de 20% do seu volume útil a partir deste mês até novembro, início do próximo período chuvoso na região. O Baixo São Francisco se estende desde Xingó (AL) até a foz do Velho Chico, na divisa entre Alagoas e Sergipe.

Com volume útil de 3.549hm³ (3,549 trilhões de litros), o reservatório da hidrelétrica de Itaparica registrou 11,24% do seu volume útil em 19 de janeiro, data do último Boletim de Acompanhamento da Bacia do Rio São Francisco, publicado na página da Sala de Situação da ANA. Para que Itaparica atinja cerca de 20% de seu volume útil, o reservatório de Sobradinho (BA), o maior da bacia do Velho Chico (com 28.669hm³ de volume útil), manterá uma vazão liberada de 1.200m³/s até o lago do reservatório Luiz Gonzaga chegar ao patamar de 20%. Em seguida, as defluências de Sobradinho serão reduzidas.

Itaparica
 

A hidrelétrica de Itaparica, também conhecida como usina Luiz Gonzaga, está localizada a 312,5km da foz do rio São Francisco e é operada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). O reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região de Petrolândia (PE), além da geração de energia. A hidrelétrica tem potência instalada de 1.479.600kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 10,7 trilhões de litros, sendo que o volume útil é de 3,5 trilhões de litros.

Sobradinho

A hidrelétrica de Sobradinho fica na Bahia, a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, o reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Operada pela CHESF, a hidrelétrica tem potência instalada de 1.050.300kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34,1 trilhões de litros – maior da bacia do São Francisco –, sendo que o volume útil é de 28,6 trilhões de litros.
 

*Texto: Raylton Alves - ASCOM/ANA

Nenhum comentário: